Frase do Dia

"A busca pelo conhecimento é obrigatória para todo muçulmano e muçulmana." Profeta Mohammad ( saas)

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Acordei agora e... DE HIJAB!


Depois de tanto tempo longe do blog... Eu tento retornar com uma reflexão que tive ao lavar a louça e então, lembrei-me de um episódio do programa da Hebe Camargo no SBT onde convidaram o casal muçulmano Ziad, de São Paulo.
Um comentário feito por quem não recordo o nome no momento, levou a questão do uso do véu como incômoda e desconfortável para quem vê e consequentemente para quem o usa.
A irmã que estava na platéia e tomou a palavra para falar que é mais desconfortável para quem vê do que para quem o usa, pois tudo que fazemos com convicção se torna mais fácil. E eu concordo com o argumento dela, mas ele precisa de alguns retoques, ou melhor, um desenvolvimento para refletir qual seria de fato, a real questão com o uso ou desuso do véu ( porque hijab em árabe não significa necessariamente um pano que se usa na cabeça, mas tem uma conotação muito mais ampla que esta, como afastamento por exemplo).
Eu vou propor uma profunda reflexão dos reais valores de nossa sociedade com essa comparação. Pois vejo que o uso do véu por nós muçulmanas, causa muito desconforto nas mulheres não-muçulmanas que nos vitimizam ou nos menoprezam. 
Eu como muçulmana, que usa o véu constantemente posso afirmar que muitas vezes ele pode ser incômodo sim, quando não há ventos ou baixa umidade. Mas antes de pressupor  as idéias já concebidas, esperem-me por favor, concluir o raciocínio... Não é simplesmente o uso do véu que pode causar incômodo, mas uma conjuntura. O tipo de tecido,o modelo da roupa, a cor e obviamente se composição da roupa se adapta bem as condições climáticas do momento. Claro que sentimos calor, como qualquer ser humano sente. Mas a grande diferença é que não podemos culpar somente o véu pelo desconforto, como eu já mencionei em linhas anteriores o que também deve ser levado em consideração.Mesmo quem não usa véu ou roupas longas pode sentir um incômodo imenso com o calor, e pesquisas científicas comprovam que as roupas de lycra e helanca muito apertadas podem  diminuir a respiração da pele e contribuir para o surgimento de problemas como a candidíase ( vaginal) no caso das mulheres. Portanto, acho que existem questões muito mais preocupantes para se pensar do que no nosso modo de vestir.
A questão latente que quero tocar é; Realmente sentimos calor, umas em menor, outras em maior grau...Mas e daí? Quem nunca fez esforços para fazer algo que considerava realmente importante para si? Quem pode chegar para mim,e dizer que minto ao afirmar que a maioria das mulheres são estimuladas a se adaptar a padrões de beleza que elas não possuem desde pequenas, mesmo que isso exija delas tratamento dolorosos? Quem nunca ouviu casos de complicações em pessoas com ânsia de emagrecer por tomar remédios por não ter conseguido seu objetivo por outros meios? Quem nunca ouviu dizer que depilação feita por cera é bem dolorosa e as mulheres não se incomodam de se submeterem porque é o que elas querem e almejam?
Quem nunca sacrificou algo em troca de outro que atribui mais valor? É claro, nós consideramos importante para nós. É simples a resposta. Qual mulher pode desmentir o fato de que se submetem à muitas coisas que incomodam muito mais que o uso do véu porque elas acham que precisam daquilo? Se submeter à remédios para emegracer é o mais comum...e fora as cirurgias que fazem por questões puramente estéticas. E toda cirurgia pode sim ter riscos.
Então, por um esforço é desprezado e outros não? A respota não é difícil! É porque não tem valor para elas. 
Agora estarei desse jeito... Irei "expor" mesmo o que penso sem nenhum medo de crítica ou polêmica! E também assim, quem sabe poderei exercer melhor minha cidadania? Risos...
Salam para todos vocês que "me leram"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário